domingo, 8 de abril de 2012

Campanha de Promoção da Identidade Negra na PB já está nas redes sociais


A Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na PB lançou oficialmente na última quinta-feira (29), a segunda edição da Campanha de Promoção da Identidade Negra na PB “Morena/o, não!Eu sou negra/o!”
A campanha será desenvolvida de maneira permanente nas redes sociais (twitter @negrasbamidele e facebook - ongnegrasbamidele), no blog (www.negrasbamidele.blogspot.com)  e no site da Bamidelê (www.bamidele.org.br). Panfletos e vídeos – que trazem depoimentos de importantes personalidades negras do estado, também serão utilizados. Os objetivos da Campanha de Promoção da Identidade Negra na PB são contribuir para valorização da raça negra no estado, através da afirmação da identidade de negras/os, e ampliar o debate junto à sociedade sobre as relações raciais e a necessidade de políticas públicas que promovam igualdade racial.
O lançamento ocorreu durante o evento “Cotas e Cidadania – um direito seu”, realizado em parceria da Bamidelê com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
De acordo com o Mapa da População Preta e Parda no Brasil, com base em indicadores do Censo do IBGE de 2010, aumentou em 7,6 pontos percentuais o número de municípios onde nos domicílios há maioria de pretos e pardos – de 49,2% para 56,8%.
No Norte e no Nordeste, respectivamente, 97,1% e 96,1% dos municípios são formados por maioria preta e parda.  Na capital paraibana, 53,9% da população é composta de pretos e pardos, porém a presença de negros/as em espaços como universidades, parlamentos, mídia e órgãos públicos, não reflete esta realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário